Com 169 minutos, voltamos á Terra Média em grande estilo
Nicholas Gonçalves - 20 de dezembro de 2012
Em O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, o diretor Peter Jackson nos leva novamente á Terra Média imaginada por J.R.R. Tolkien para contar a aventura de Bilbo Bolseiro(Martin Freeman) não esperava viver.
Cronologicamente, O Hobbit precede a trilogia do anel e tem uma trama que mira o público infanto-juvenil. Na trama que se passa 60 anos antes dos eventos da trilogia de Senhor dos Anéis, Bilbo recebe de Gandalf(Ian McKellen) um convite para ingressar na comitiva de Thorin Escudo de Carvalho(Richard Armitage) que pretende recuperar o reino de Eribor, tomado do seu avô pelo dragão Smaug, só que no meio do filme, Peter Jackson começa a montar eventos que dão início á história de O Senhor dos Anéis e é ai que o Hobbit passa a ser o prelúdio de O Senhor dos Anéis.
O bom proveito que se faz de Bilbo e Freeman é bom no papel, não está nos demais participantes da "jornada". As exceções são: Thorin Escudo de Carvalho e Gandalf que faz uso constante de seus poderes e realmente parece um mago em combate.
A edição peca pelo excesso em princípio, a sucessão de florestas, montanhas e cachoeiras seduzem quem vê. Passado um tempo, a variação de paisagens já não basta, falta ritmo e com 169 minutos o filme consegue abordar apenas 6 dos 19 capítulos do livro, mais uma introdução e duas cenas de apêndices. A impressão é que Jackson ficou com receio das críticas que teria ao realizar 3 filmes menores e não 2 filmes grandes.
Quem se mantiver atento no filme recebe um desfecho empolgante, em seu terço final, o longa ganha força e proporciona boas passagens, valendo a aparição de Gollum(Andy Serkis) monstrinho cultuado já desde de O Senhor dos Anéis que serviu para despertar a atenção, graças á sua figura horrorosa mas carismática ao enfrentamento com Bilbo com diálogos que traz risadas ao espectador.
Sem dúvida, o 1° filme da nova trilogia é feito para os fãs, está repleto de bons momentos e situações divertidas. Uma Jornada Inesperada é um filme muito bom e as últimas cenas conseguem deixar o espectador curioso para o 2° filme.
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Direção: Peter Jackson
Nova Zelândia, EUA - 2012
Duração: 169 min.
Gênero: Fantasia e Aventura
Elenco: Martin Freeman, Ian McKellen, Richard Armitage, Andy Serkis, Cate Blanchett, Elijah Wood.
Imagens:
Nenhum comentário:
Postar um comentário