domingo, 14 de abril de 2013

Oblivion - Crítica

     Longa do mesmo diretor de Tron: O Legado não sustenta a complexa versão apocaliptica


Nicholas Gonçalves - 14 de abril de 2013 


A adaptação da graphic-novel não-publicada pela Radical Comics chegou aos cinemas nesta sexta(12) trazendo uma coleção de referências e homenagens á varios filmes de ficção científica.

Na sua versão de fim do mundo, o diretor Joseph Kosinski escolheu a já conhecida invasão alienígena para mostrar um mundo apocalíptico, Oblivion apresenta a Terra desolada, mas tecnologicamente avançada.

A trama do filme se passa 60 anos depois dos ataques dos Scavs: a humanidade venceu a ameaça, mas o custo da salvação foi a própria Terra. Jack (Tom Cruise) é um técnico que conserta os drones, esferas mortíferas programadas para detectar e exterminar extraterrestres e terráqueos perigosos. Identificado como "número 49", Jack vive numa casa futurista, numa plataforma no meio do nada, com sua mulher Victoria (Andrea Riseborough).

Alguns detalhes começam a desestabilizar a eficiência da dupla, que se reporta diariamente aos seus superiores através de uma tela. Mais tarde, quando Jack encontra humanos dentro de receptáculos, depois de uma queda de uma aeronave, ele resolve salvar a única sobrevivente, Julia(Olga Kurylenko).

Em alguns momentos, Oblivion faz lembrar a animação Wall -E por causa do personagem Jack passar seus dias entre as ruínas da civilização, resgatando pequenas lembranças(livros, discos, plantas e um bobble head do Elvis) durante as suas missões.

Apesar da tentativa de se passar uma boa idéia, o fraco desenvolvimento dos personagens do triângulo amoroso(Jack, Julia e Victoria) atrapalha o fluxo da subtrama dos rebeldes(Morgan Freeman e Nikolaj Coster-Waldau) transformando os dois em figurantes de luxo.

A história de Oblivion é até interessante e de certa forma surpreendente, mas sem o amparo de um roteiro bem estruturado o ritmo do filme foi mal dosado tornando-se até chato.

A ambientação é o que mais chama a atenção, a junção da imensidão em cinzas com a ponta de grandes edifícios dão um belo visual apocalíptico. O design futurista dos equipamentos está bem legal, a trilha sonora mistura a grandiosidade com elementos de ficção e sons mecânicos e eletrônicos merece destaque.

Oblivion - 2013 - EUA
Duração: 126 minutos
Gênero: Ficção Científica
Direção: Joseph Kosinski
Roteiro: Joseph Kosinski, Michael Arndt e Karl Gajdusek
Elenco: Tom Cruise, Morgan Freeman, Olga Kurylenko, Andrea Riseborough e Nikolaj Coster-Waldau

Imagens:
 Olga Kurylenko e Tom Cruise em cena do filme 'Oblivion' (Foto: Divulgação) oblivion-tom-cruise-olga-kurylenko
Oblivion_01
367800 Oblivion

 Oblivion Oblivion



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário