terça-feira, 30 de abril de 2013

Homem de Ferro 3 - Crítica

       Novo filme humaniza Tony Stark e não mantém fórmula do sucesso da Marvel 


Nicholas Gonçalves - 29 de abril de 2013 


Mais Tony Stark e menos Homem de Ferro. Em Homem de Ferro 3 somos apresentados á um Robert Downey Jr. ou Tony Stark que está atormentado pelo o que aconteceu em Os Vingadores. 

Ele percebeu que existem coisas maiores que ele: deuses, alienígenas, super-humanos e o Hulk, enquanto ele é o mecânico. Aliado á isso tudo, vemos um novo "terrorista" que atende pelo nome de Mandarim(Ben Kingsley). 

Apesar da vitória em Os Vingadores, o bilionário se sente cada vez mais dependente de sua armadura, sofrendo com ataques de ansiedade e não conseguindo dormir, numa crise de identidade que transforma o seu personagem em um ser mais maduro e simpático.

A troca de diretores(Saiu Jon Favreau, entrou Shane Black) trouxe outra dinâmica ao filme, vemos um Tony Stark mais na tela do que com armaduras voando e atirando. A personalidade de Tony está alterada, percebemos isso quando na primeira cena ele vai testar a armadura e manda o JARVIS ligar o som e não toca AC-DC, Black Sabbath e sim toca Jazz.

Também temos uma boa exploração política no filme, onde os roteiristas inserem motivações como desigualdades e descaso com o meio ambiente como motivo para as ações do Mandarim. De um lado está o maior "inimigo" do herói, o Mandarim e de outro Aldrich Killian(Guy Pearce), cientista e fundador de uma organização privada que desenvolve o vírus Extremis e a presença da botânica Maya Hansen(Rebecca Hall).

Enquanto Stark faz sua própria caça aos inimigos, o governo americano responde colocando em ação o coronel James Rhodes(Don Cheadle) e sua Máquina de Combate agora rebatizada de Patriota de Ferro. Uma boa idéia do filme é fortaler o papel de Pepper Potts(Gwyneth Paltrow) que deixa de ser apenas secretária de Tony Stark e passa a ganhar diálogos maiores chegando até a vestir a armadura Mark 42 durante o filme.

As sequências de ação, duros combates e os efeitos visuais estão bem elaborados deixando sorrisos nos fanboys. Com a nova tecnologia que permite controlar remotamente suas inúmeras Marks, Tony e Jarvis criam um exército de Homens de Ferro e fazem ótimo uso desse arsenal.

Uma coisa legal de se observar nos filmes da Marvel, é a participação de Stan Lee. A participação dele é bem rápida, coisa de 1 segundo então preste atenção no filme! Para terminar: a esperada cena pós-creditos! especulava-se que teria referência a Guardiões da Galáxia, Homem Formiga, mas a cena quem acaba aparecendo é Bruce Banner- Hulk(Mark Ruffalo) que aparece dormindo enquanto Tony Stark pelo que parece estar contando a história de Homem de Ferro 3, e Bruce responde: "Eu não sou esse tipo de médico!", a piada é boa mas pouco para a expectativa que o filme estava gerando.

PS: Não veja em 3D, totalmente desnecessário tirando as cenas da casa de Tony Stark sendo atacada e de Tony salvando as pesssoas do avião.


Homem de Ferro 3 - EUA - 2013
Gênero: Ação - Ficção
Duração: 130 minutos
Direção: Shane Black
Roteiro: Shane Black e Drew Pearce
Elenco: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Guy Pearce, Ben Kingsley, Rebecca Hall, Jon Favreau, Don Cheadle, Stan Lee, James Badge Dale.

Imagens:

Homem de Ferro 3 24abr2013 02
       

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário