domingo, 29 de dezembro de 2013

Ender's Game: O Jogo do Exterminador - Crítica

       Adaptação do livro homônimo de Orson Scott Card surpreende neste final de ano 


Nicholas Gonçalves - 29 de dezembro de 2013 


O filme Ender's Game: O Jogo do Exterminador adaptação do livro de Orson Scott Card, que estreou no último dia 20, estava cercado de muita polêmica devido a resposta do autor que deu sua opinião contra o casamento homossexual e a desconfiança por causa do diretor Gavin Hood, o mesmo que dirigiu X-Men Origens: Wolverine, de 2009. 

Na trama que se passa em 2086, o planeta Terra é invadido por alienígenas conhecidos como Formics - possuem esse nome devido a semelhança com as formigas, tanto no aspecto físico como na forma de construirem a sua sociedade. Após uma batalha disputada, a humanidade se sai como vencedora e iniciam-se os esforços para evitar um segundo ataque alienígena possa acontecer. 

Com isso, os governos organizam uma academia em órbita para treinar futuros comandantes da Frota Internacional e assim impedir que o próximo confronto com os aliens seja o último, o exército da Terra recruta crianças para treinar através de simulações e exercícios, desenvolvendo assim as suas habilidades. O protagonista - herói do longa é o garoto prodígio Ender Wiggins (Asa Butterfield) assume a posição de destaque junto ao seu batalhão se torna o escolhido pelo Coronel Graff (Harrison Ford) que aposta nas suas capacidades, onde passa a receber um treinamento físico, mental e estratégico com objetivo de se tornar um comandante. 

O filme é focado em primeira pessoa, tudo é visto pela visão de Ender devido a personalidade do personagem que é complexa e trabalhada, o único erro é a falta de explicação de Ender ser tão especial, mostrando ser um estrategista de primeira linha, sabendo convencer e manipular as pessoas ao seu redor, mesmo que isso signifique ser violento.

No desenrolar da história, Ender encontra novos inimigos, obstáculos e através de análises consegue se superar, entender o inimigo a ponto de amá-lo é o principal questionamento dele, pouco se sabe sobre seus hábitos e suas estratégias de batalhas que parecem não ter um padrão. Muito da dinâmica do longa é entender como Ender reage ao ambiente militar, ás pressões e os relacionamentos interpessoais, temos momentos em que conseguimos ver os pontos de vistas de Graff e da Major Anderson (Viola Davis) que analisam o garoto prodígio permitindo entender e nos aproximar do protagonista. 

Por ser diferente, Ender é punido seja pela sua personalidade, por sua origem, por se destacar ou questionar. O elemento militar é bastante intenso e chega a ser de certo modo um pouco chocante, lembrando que não são soldados e sim crianças, muita responsabilidade para os soldados - mirins isso fica bem claro na conversa entre Graff e Ender que discutem a moral por trás de tudo que os cerca. 

O desenvolvimento do protagonista e da guerra culminam em um clímax inesperado surpreendendo a quem assiste, dando a principal motivação para a maior parte das discussões por trás de toda a trama. Personagens como Bean (Aramis Knight), Petra (Hailee Steinfeld) e outros colegas de Ender ganham um tempo de tela, ainda que haja diálogos chave, desenvolvimento da intimidade e relacionamento dos personagens passa de modo bem superficial focando mesmo nos dilemas do protagonista. 

Essa mentalidade superficial do filme é bem dominante, a aparição de Ben Kingsley se estabelece no ato final é bem discreta, não acrescentando ou trazendo grandes modificações no roteiro do filme, é bom destacar que o personagem não é malvado, sendo uma boa surpresa para mim, considerando que o ator tem o costume de pegar papéis de antagonista como fez nos filmes Homem de Ferro 3, O Príncipe da Pérsia, O Ditador. 

De tal modo, sendo fã do livro ou não, Ender's Game é um filme que funciona, um sci-fi bem honesto e divertido agradando aos fãs do gênero de ficção, recomendo para este fim de ano caso você que esteja lendo tiver livre(férias).  


Ender's Game: O Jogo do Exterminador - 2013 - EUA
Gênero: Ficção Científica
Duração: 114 minutos
Direção: Gavin Hood
Roteiro: Gavin Hood e Orson Scott Card
Elenco: Asa Butterfield, Harrison Ford, Viola Davis, Hailee Steinfeld, Ben Kingsley, Suraj Partha, Abigail Breslin.


Imagens: 

 
Ender's Game - O Jogo do Exterminador ender's game ender's game
Divulgação
 Divulgação Divulgação
Divulgação Divulgação
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário