domingo, 11 de novembro de 2012

ESPECIAL - A história do cinema - Parte 1

     Você irá ver o cinema de uma outra forma depois desse especial


Nicholas Gonçalves - 14 de outubro de 2012

Nessa matéria será apresentado alguns fatos no intuito de melhor conhecer esta complexa manisfestação estética que alguns chamam de a 7° Arte. O dia 28 de dezembro de 1895, é muito especial para a história do cinema, no Salão Grand Café, em Paris, Os irmãos Lumiére fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento chamado Cinematógrafo. O filme exibido foi L'Arrivée d'un Train á La Ciotat.

                        
"Le Sortie de I'usine Lumiere á Lyon 
dos irmãos Lumiére.                                             Programa da primeira exibição  

 Nascimento:

O cinema nasceu de várias inovações que vão desde o domínio fotográfico até a síntese do movimento utilizando a persistencia da visão coma invenção dos jogos ópticos. Vale apenas destacar o thaumatrópio, fenacistoscópio, zootropo e praxinoscópio.

Em 1876, Eadweard Muybridge fez uma experiência: colocou 12 e depois 24 câmeras fotográficas ao longo de um hipódromo e tirou várias fotos da passagem de um cavalo. Ele obteve assim a decomposição do movimento em várias fotografias e através de um zoopraxiscópio pode recompor o movimento.  

Cinema Mudo

Desde do início, inventores e produtores tentaram casar a imagem com um som sincronizado. Assim sendo, durante 30 anos os filmes eram praticamente silenciosos sendo muitas vezes acompanhados por música ao vivo, outras vezes por efeitos especiais e narração e diálogos escritos presentes entre as cenas. 

Destaque para Charles Chaplin, um dos pioneiros do cinema mudo em todo mundo. 

Imagem:
 
The Good Rush de Charles Chaplin

Hollywood 

Até essa época, Itália e França tinham o cinema mais popular e poderoso do mundo mas com a 1° Guerra Mundial, a indústria européia ficou arrasada. Os EUA começaram a se destacar no mundo do cinema fazendo e importando diversos filmes. Alguns produtores independentes emigraram para Nova York á costa oeste em pequeno povoado chamado Hollywoodland. Nascendo assim a "Meca do Cinema", e Hollywood se transformou no mais importante centro da indústria cinematográfica do planeta.

Nesta época foram fundados os mais importantes estúdios de cinema(Fox, Universal, Paramount) controlados por judeus(Daryl Zanuck, Samuel Bronston, Samuel Goldwyn) que viam o cinema como negócio.

Juntaram empresas assim nascendo a 20th Century Fox(antiga Fox) e Metro Goldwyn Meyer(união dos estúdios de Samuel Goldwyn com Louis Meyer). Os estúdios encontraram diretores e atores e com isso nasceu o "star system", sistema de promoção de estrelas e com isso, de ideologias e pensamentos de ideologias. 

Continua........

Nenhum comentário:

Postar um comentário