domingo, 16 de junho de 2013

Além da Escuridão: Star Trek - Crítica

      Vilão John Harrison deseja destruir a vida na Terra neste novo longa dirigido pelo diretor da moda J.J. Abrams 


Nicholas Gonçalves - 16 de junho de 2013 


Quando um filme baseado em uma obra antiga como é Star Trek, criado por Gene Roddenbery, o público vai ao cinema conferir o projeto que pode ser dividido em 2 grupos: os fãs de longa data e os que estão conhecendo a franquia agora. 

Eu me encaixo na segunda opção, mesmo já tendo visto alguns episódios da série clássica e citações em séries de TV como: The Big Bang Theory e Um Maluco no Pedaço. Dito isso vamos falar deste 2° filme dirigido por J.J.Abrams. 

Em Além da Escuridão - Star Trek, a jovem tripulação da Enterprise, liderada pelo Capitão Kirk(Chris Pine) vai correr sérios riscos ao perseguir um terrorista de outro planeta que ameaça destruir a vida na Terra. O filme começa algum tempo depois do fim de Star Trek(2009), que deu início á essa nova linha cronológica da franquia. A equipe da USS Enterprise se encontra em uma missão que viola os parâmetros da 1° Diretriz e acaba tendo consequências mais sérias para Kirk e Spock(Zachary Quinto).

Movido por um espírito de vingança, o vilão "John Harrison''(Benedict Cumberbatch) arma um plano eficiente para afastar Kirk da Terra para poder neutralizar sua espaçonave e colocar em prática sua projeto revanchista. Com uma boa história precisa de bons personagens, Star Trek se apoia em 3 figuras masculinas: Kirk, Spock e "John Harrison"(no final explicarei o uso das aspas). 


Novos personagens foram adicionados á franquia: a bela Carol Marcus(Alice Eve), filha do almirante Marcus(Peter Weller)(a melhor cena dela, é quando aparece com roupa intíma), a quem Kirk terá que se reportar. Ela se incorpora á tripulação com a missão de encontrar John Harrison, a bordo um arsenal bélico é despachado especialmente para a tarefa e sua origem continuará misteriosa durante boa parte do filme. 

Sobre Spock, o ator Zachary Quinto parece realmente uma versão jovem do carismático Leonard Nimoy(que faz uma aparição rápida), mas seu personagem passa por uma renovação tamanha que agora é até capaz de lutar como um ninja vulcano. É pouco convincente seu romance com a tenente Uhura(Zoe Saldana), responsável pela comunicação da nave. 

Sobre o uso das aspas quando falava sobre o vilão do filme(Benedict Cumberbatch) que é um dos grandes antagonistas do cinema blockbuster dos últimos anos na verdade é simplesmente um dos maiores se não o maior vilão da franquia Star Trek: Khan! 

Para terminar, o filme é repleto de ação e perseguições espaciais, visa os fãs da saga iniciada nos anos 60 na TV, funcionando para qualquer pessoa, não havendo a necessidade de ter visto a série clássica nem o filme de 2009; Aprecio muito Jornada nas Estrelas e torço para que as pessoas gostem deste filme como eu gostei! 


Além da Escuridão - Star Trek - EUA - 2013 
Gênero: Ação - Aventura - Ficção
Duração: 132 minutos
Direção: J.J.Abrams
Roteiro: Roberto Orci, Damon Lindelof e Alex Kurtzman
Elenco: Chris Pine, Zachary Quinto, Benedict Cumberbatch, John Cho, Zoe Saldana, Alice Eve, Peter Weller, Karl Urban, Simon Pegg.

Imagens:
Zachary Quinto e Chris Pine são, respectivamente, Spock e capitão Kirk em 'Star trek: Além da escuridão' (Foto: Divulgação) star trek vulcao
Star Trek 2 Poster star-trek-into-darkness-chris-pine-alice-eve
 Além da Escuridão - Star Trek Além da Escuridão - Star Trek Além da Escuridão - Star Trek


Nenhum comentário:

Postar um comentário