sábado, 6 de outubro de 2012

ESPECIAL - Viagens no tempo estimulam imaginação de Hollywood

     "De Volta para o Futuro" e "Planeta dos Macacos": relembre os filmes que se apoiam nas jornadas entre futuro e passado.

Nicholas Gonçalves - 05 de outubro de 2012

Em Looper - Assassinos do Futuro que estreou no último dia 28, Joseph Gordon Levitt interpreta um assassino de aluguel cujo trabalho consiste em exterminar vítimas enviadas do futuro. O personagem enfrentará um dilema ao descobrir que seu novo alvo é ele mesmo, 30 anos - o papel de Bruce Willis.

O longa dirigido por Rian Johnson revisita um dos temas mais explorados do cinema hollywoodiano: a viagem no tempo. Um dos mais famosos filmes a retratar jornadas de volta ao passado e-ou pulos ao futuro é "A Máquina do Tempo"(1960), baseado no livro homônimo de H.G.Wells, publicado em 1895.

Na década seguinte, embarcou-se na série "Planeta dos Macacos", que tem sua origem na obra do francês Pierre Boulle, de 1963. Composta originalmente por 5 filmes, a franquia apoiou-se em teorias de espaço-tempo para construir suas narrativas, desde "Planeta dos Macacos" (1968) até "Batalha do Planeta dos Macacos" (1973).

Nos anos 80, a viagem no tempo ganhou impulso ao ser combinada com gêneros como a ação, o romance e a comédia. Em 1984, James Cameron("Titanic", "Avatar) lançou o embrião da série "O Exterminador do Futuro". Responsável por fazer de Arnold Schwarzenegger um astro, a aventura apresenta a história de um homem que volta no tempo para tentar evitar um futuro apocalíptico dominado por máquinas.

No ano seguinte, Robert Zemeckis estreou a primeira parte da trilogia "De Volta para o Futuro" - talvez a mais bem sucedida produção sobre viagem no tempo na história do cinema. A trama acompanha as idas e vindas de Marty McFly, papel de Michael J. Fox. Enquanto no longa de 1985 o jovem tenta consertar a relação dos pais no passado, o segundo filme ele viaja para o futuro com a missão de ajeitar a vida dos seus filhos. Na última parte da trilogia, o personagem viaja ao Velho Oeste em busca do cientista Brown(Christopher Lloyd).

Tendo como suspense como fio condutor, "Os Doze Macacos" (1995), de Terry Gilliam, radiografa o drama vivido pelo presidiário James Cole(Bruce Willis), que volta ao passado para tentar descobrir a origem do vírus que devastou o futuro - ele acaba internado em um hospital psiquiátrico.

"Efeito Borboleta" (2004) retrata as consequências das ações de um homem que volta no tempo para mudar tragédia que tirou a vida de sua mulher. O dilema de mudar ou não fatos passados é o que move o brasileiro "O Homem do Futuro(2011)" Wagner Moura interpreta um cientista infeliz que, ao voltar acidentalmente a uma festa de sua época de faculdade, tenta corrigir as ações que julga terem atrapalhado sua vida.

Imagens:

   Cientista Brown("De Volta para o Futuro")

 
   "Os Doze Macacos"(1995)


"O Homem do Futuro (2011)" 

   "O Exterminador do Futuro(1984)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário