domingo, 17 de novembro de 2013

Jogos Vorazes: Em Chamas - Crítica

        2° capítulo da série estreou na última sexta(15)  


Nicholas Gonçalves - 17 de novembro de 2013


Em Jogos Vorazes: Em Chamas(The Hunger Games: Catching Fire), segundo capítulo da quadrilogia Jogos Vorazes(o 3° livro será dividido em 2 filmes), acompanha Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) lidando com as consequências do que foi forçada a fazer pelo governo no 1° longa, nos fazendo enxergar muito além da política do pão e circo promovida pela Capital; 

Ao mesmo tempo em que Katniss e Peeta Mellark (Josh Hutcherson), os vitoriosos tributos do 74° Jogos Vorazes, descobrem durante a sua turnê pelos 12 distritos de Panem que sua união e a revolta dela despertaram um sentimento de esperança no povo e percebem também que o terror ainda está longe de acabar. A heroína tornou-se um símbolo de esperança, e ciente disso, o presidente Snow (Donald Sutherland) não poupará esforços para derrubá-la, ganhando uma participação maior comparando com o 1° filme e indo atrás de Plutarch (Philip Seymour Hoffman), diretor geral dos Jogos Vorazes, um personagem cheio de dualidade e psicopata o suficiente para criar tudo aquilo ao contrário de seu antecessor. 

O grande destaque desse filme é com certeza é a maneira como os personagens de apoio ganham bastante espaço na trama, os novos personagens são queridos por seus leitores como: Haymitch (Woody Harrelson) - sendo o conselheiro da dupla vencedora dos Jogos Vorazes, Effie (Elizabeth Banks) - destaque para as roupas exóticas, chamando atenção e também por unir Haymitch, Katniss e Peeta falando muito numa "equipe", Cinna (Lenny Kravitz) - talvez seja a melhor representação da mudança do tom da história, ao invés de ser aplaudido por fazer um vestido que pega fogo, ele é aplaudido por mandar um "recado" para o verdadeiro "inimigo" e eu também juro que olhava para ele e esperava ele cantar "Fly Away". 

Também tiveram a primeira aparição junto com o personagem de Hoffman: Johanna (Jena Malone) que na sua primeira cena tira a roupa no elevador na frente de Haymitch, Peeta e Katniss e sai andando como se nada tivesse acontecido, serviu como um bom alivio cômico graças as suas crises de raiva. Finnick (Sam Claffin) é forte e tenta seduzir Katniss em um primeiro momento, mas mostra-se um aliado precioso para vencer os obstáculos dos Jogos Vorazes e (não sei porque pensei que ele poderia dar um bom Aquaman em um futuro filme da Liga da Justiça). 

Com o universo dessa saga já sendo estabelecido no primeiro filme, ajuda bastante na hora de mostrar a trama política que estoura no momento, esse jogo entre as duas partes antagonistas funciona muito bem para apresentar um jogo político e forças rivais. 

Com o sucesso do 1° filme, o orçamento da série dobrou e em questões mais técnicas os efeitos melhoram muito em comparação ao primeiro filme, o clima tecnológico que ganhou Em Chamas, deu ao longa uma pegada futurística. Essa sequência dirigida por Francis Lawrence é mais bem elaborada e isso se vê claramente na bilheteria que esteve presente em 962 salas de cinema e faturou U$S 2,4 milhões(cerca de R$ 5,5 milhões) apenas na sexta-feira, o triplo do que foi arrecadado por aqui em comparação ao primeiro filme. 

Jogos Vorazes: Em Chamas é o meio do caminho e o ponto em que podemos ter certeza de uma jornada de sucesso e com certeza irá terá mais fãs até o final de sua jornada.


Jogos Vorazes: Em Chamas - EUA - 2013
Gênero: Ficção - Fantasia
Duração: 146 minutos
Direção: Francis Lawrence
Roteiro: Simon Beaufoy e Michael Arndt
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Elizabeth Banks, Woody Harrelson, Donald Sutherland, Philip Seymour Hoffman, Stanley Tucci, Liam Hewsworth, Lenny Kravitz, Jeffrey Wright, Sam Claffin , Jena Malone. 


Imagens: 
 
Jogos Vorazes Em Chamas cartaz IMAX 30Out2013 Jogos Vorazes - Em ChamasJogos Vorazes - Em Chamas
Jogos Vorazes: Em ChamasJogos Vorazes: Em Chamas large efeitos 01
johanna  finnick efeitos 03

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário